BAILARINANDO EM FERNANDO DE NORONHA

Pois é… Como falado no post anterior (veja aqui), eu, meu namorido e minha mãe fomos passar o Natal em Fernando de Noronha!
Claro que eu não poderia deixar de fazer um post exclusivamente sobre aquela ilha mágica, né?!

Todos prontos para saber um pouquinho de cada dia no lugar mais lindo que eu conheço?

DIA 1 – 24/12/2016

Nosso vôo saiu de Campinas às 8h10 e, após duas escalas (Salvador e Recife), chegamos em Fernando de Noronha às 14h20. Lá é obrigatório passar por uma “alfândega” onde você paga a Taxa de Preservação Ambiental. Como já havíamos pago pela internet, a fila era menor e fomos rapidamente retirar nossas malas (o que demorou cerca de 20 minutos).
Seguimos para nossa Pousada para fazermos o check in e deixarmos nossas malas.
Neste primeiro dia, decidimos não ir à praia, pois estávamos muito cansados. Mas ficamos andando pelo Centro Histórico e assistimos ao pôr-do-sol no Forte de Nossa Senhora dos Remédios. Foi incrível!!!

Forte de Nossa Senhora dos Remédios

Mais tarde, como era Natal, íamos jantar em um Restaurante, porém acabamos dormindo antes. hahahaha

DIA 2 – 25/12/2016

Acordamos bem cedinho e fizemos uma trilha que dava no Mirante dos Golfinhos e, para nossa surpresa, vimos vários Golfinhos!!!

Mirante dos Golfinhos

Depois fomos para a Praia do Sancho – eleita uma das mais (se não a mais) bonitas do Brasil. E realmente é maravilhosa!
O mar estava com ondas baixinhas, mas o suficiente para vermos filhotes de tubarão (descobrimos depois que eram Tubarão-Lixa e Tubarão-Limão e não atacam banhistas) sendo levados e trazidos por essa “marolinha“.

Seguimos para a Praia do Bode e Praia Cacimba do Padre, onde almoçamos um peixe feito na folha de bananeira que tava um escândalo de bom, na Barraca das Gêmeas.
Nessas praias, o mar estava bem agitado e decidimos ficar descansando na areia mesmo. Delícia demais!

À noite, mais uma vez super cansados, saímos apenas para jantar e logo voltamos para a Pousada.

DIA 3 – 26/12/2016

Mais um dia acordando bem cedinho para aproveitar ao máximo. Dessa vez, fomos para a Praia do Leão. E destaco que é uma das minhas preferidas! Não tinha NINGUÉM e ainda existe uma piscininha natural cheia de peixinhos e tranquilinha, uma vez que o mar também estava bem agitado.

Praia do Leão

Na hora do almoço, fomos para o Museu do Tubarão experimentar o famoso Tubalhau – Bolinho de Carne de Tubarão -, e achei bem normalzinho, nada tão surpreendente!
Aproveitamos para conhecer o Buraco da Raquel, Capela de São Pedro (uma vista maravilhosa de parte da ilha) e, claro, a Praia do Porto, onde o Hugo – meu namorido – fez o mergulho com cilindro.
Siiiim, eu não tive coragem! hahahaha

Museu do Tubarão

Vista da Capela de São Pedro

Voltamos para a Pousada, tomamos um banho bem relaxante, descansamos um pouquinho e fomos jantar.

DIA 4 – 27/12/2016

Acordamos um pouco mais tarde, pois a Praia do Sueste só abre às 9h e esta seria o nosso destino.
Praia super calminha, mas eu tava morrendo de medo, porque foi lá que o turista foi atacado por um tubarão em 2015. Porém, como já foi noticiado, o banhista estava em um local que não era apropriado (existem boias delimitando onde podemos ir), no horário que também não era o mais correto e ainda, dizem, ele tentou tirar uma selfie com o tubarão.
Destaco ainda que o tubarão que o “atacou” (Tubarão-Tigre), segundo relatos dos pesquisadores, o teria matado se realmente tivesse atacado, mas ele apenas quis se defender daquele intruso e/ou se assustou devido ao pau de selfie.

Enfim, Hugo me convenceu a fazer um mergulho de snorkel mesmo, pois ele voltou do mergulho de cilindro maravilhado com tantas tartarugas, peixes diferentes, raias, etc etc etc. Então lá fomos nós agarrados numa boia sendo puxados por um instrutor.
Depois de andar uns 2 minutos mar a dentro, de repente o instrutor puxa a boia com mais força (sinal de que havia algum peixe para olharmos)… Quando olho para baixo de mim, DOIS TUBARÕES ENORMES!!!
Quase arranquei as costelas do Hugo de tanto apertar!
Sério!! Parecia mãe e filho. A mãe com uns 1,80m e o filho com 1,10m, mais ou menos. Fiquei desesperado, mas continuamos o passeio.
Muitas tartarugas marinhas… Lindas! Enormes! Raia, peixes de todas as cores e formatos, lagostas… Uma infinidade de vida marinha, um ecossistema todo preservado e equilibrado! Fiquei maravilhado!
Na volta, mais um tubarão! Eu ainda tinha medo, claro, mas bem menos do que na primeira vez. Era como se fizéssemos parte daquele ambiente.
Vale a pena o passeio!
O legal também é que é possível ver filhotes de tubarão na beirinha da praia. Mas nem precisa se preocupar: eles têm mais medo de você do que você dele! hahahaha

Tubarão-Limão – Praia do Sueste

Depois do almoço, seguimos para a Pousada para descansar um pouco, pois iríamos assistir ao pôr-do-sol no Mirante do Boldró.
E aqui vale uma dica: Chegue cedo! O lugar enche para assistir a esse espetáculo da natureza!

Mirante do Boldró

Depois desse belíssimo presente, fomos ao Projeto Tamar assistir a uma palestra sobre as tartarugas marinhas. Foi bem interessante aprender um pouquinho mais desses animais lindos!

Quando voltamos, minha mãe ficou na Pousada e eu e Hugo fomos encontrar uma amiga em um Bar. Foi super divertido! Conhecemos moradores da ilha, pudemos entender um pouco do ponto de vista do outro lado (turista x morador). Foi uma despedida de Noronha bem gostosa!

DIA 5 – 28/12/2016

Nosso último dia na ilha começou bem tranquilo. Decidimos ficar na Pousada arrumando a mala, uma vez que minha mãe estava começando a ficar doente. Saímos apenas para almoçar e, logo em seguida, fomos para o aeroporto, pois o vôo sairia às 14h.

E assim foi nosso Natal em Fernando de Noronha!!! *–*
Viemos embora com a certeza de que voltaremos mais vezes!

Morro Dois Irmãos

ALGUMAS DICAS:
– Pague a Taxa de Preservação Ambiental antes de chegar em Fernando de Noronha e, como disse no post, você não terá que ficar mais tempo na fila esperando, pois a fila de quem paga antes é separada de quem vai adquirir na hora. Veja aqui;
– Para entrar em algumas praias, é preciso comprar um ingresso que custa cerca de 100 reais e te dá livre acesso por 10 dias. Consulte clicando aqui;
– Fizemos todos os nossos passeio por conta (não compramos Ilhatur, Passeio de Barco, etc);
– Não alugamos Buggy. A diária é cerca de R$ 250 e o litro da gasolina é quase R$ 6. Decidimos usar ônibus e táxis. E deu certo! 😉
– Se possível, leve na mala água mineral, cerveja, refrigerante ou gastará bastante lá. Estes itens são bem caros! Ex: Uma garrafa de 500 ml de água chega a custar R$ 6 em alguns lugares;
– Por ser uma ilha, a internet pode não funcionar direito, tudo é demorado para chegar lá e, portanto, o custo de vida é bem alto, além das Pousadas serem bem simples (mas a que eu fiquei é bem limpa, organizada, café da manhã delícia e pessoal bem atencioso).

Ahhh… Que saudades de Fernando de Noronha!
E vocês, já conhecem? Me contem sobre a experiência de vocês nessa ilha magnífica! <3